sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Dois Anos Sem Química Nos Cabelos

 Acho que a primeira vez que fiz progressiva tinha uns 19 anos, na pré-adolescência e adolescência, principalmente na fase escolar, só usava ele preso (só preso mesmo). Lembro da sensação de felicidade ao sair do salão com meus cabelos lisinhos. Pouco antes disso já não conseguia mais lembrar como era meu cabelo natural , porque já usava muito a chapinha e os fios já estavam bem danificados.

A foto não é das melhores, mas é da fase um pouco antes da primeira progressiva. Cabelo preso e com chapinha na franja.

Confesso que pouco depois a sensação de felicidade passou, eu tenho muito cabelo e quando lavava parecia que não tinha feito nada, eles ganhavam de novo o volume indesejado, na época achava que meu cabelo ia secar naturalmente e continuar liso, inocente.
  Pouco depois fui morar na casa dos meus tios e, minha tia que comprava o produto e aplicava nas mulheres da casa. Nessa época passei a usar muito mais a chapinha e o secador, mas não aguentava mais, queria algo mais prático. A raiz do meu cabelo é oleosa, então em dois dias já precisava lavar de novo. Tinha até dó do Alexandre, estávamos no começo do namoro e eu impedia ele de tocar no meu cabelo, dizia que ia ficar "ensebado"...kkkkkk

Na época da tríade progressiva/secador/chapinha. Parecia que estava de capacete, não?


 Depois que casei fiz amizade com uma cabeleireira de São Roque que atendia na casa dela mesmo, já tinha uns meses que não fazia progressiva e pretendia fazer de novo, mas numa conversa ela me falou sobre o relaxamento. No começo fiquei um pouco com receio de fazer, porque sempre ouvi dizer que o relaxamento de guanidina era feito mais por quem tem cabelos crespos e mais enrolados, mas no fim resolvi testar.

Um pouco do auge do relaxamento:


Lavava o cabelo e ele secava naturalmente



 Levei um baita de um susto no começo, no primeiro dia parecia que meu cabelo ia dissolver apenas com o toque, e as pontas quebravam sem parar. Depois de três dias lavei e a situação foi melhorando e com o tempo fiquei apaixonada com o resultado. Era exatamente o que eu queria, meu cabelo não ficou liso escorrido, mas ficou bem "domado", fora que eu podia lavar e ele secava naturalmente. Na verdade, se eu secasse com o secador ele ficava horrível, nada natural, e desde então usei muito pouco secador e nada de chapinha.
 Mas nem tudo foi flores, meu cabelo ficou com uma textura emborrachada, e as pontas foram pro beleléu, estavam sempre com pontas duplas, e se eu não fizesse hidratação semanalmente ficavam extremamente secas.
 O primeiro relaxamento fiz em 2014, uns 6 meses depois já em 2015 fiz a segunda vez, e a última no finalzinho de março de 2016. Confesso que não foi por vontade própria, minha cabeleireira mudou de cidade e perdemos o contato, e fui cada vez procrastinando a procura de um novo lugar pra fazer. Nesse tempo comecei a cuidar melhor do meu cabelo, cortei toda a parte danificada, ressecada e cheia de pontas duplas, comecei a religiosamente fazer hidratação 1 vez por semana, a ler os rótulos dos shampoos que compro pra que atendessem uma necessidade que sentia nos fios...cortei mais algumas vezes e fui gostando de como meu cabelo estava.

O primeiro corte depois do último relaxamento, no final de 2016
Em março de 2017 as ondas já davam as caras

E ele já não ficava tão arrumadinho com o passar do dia.
Na metade do ano passado ele ficava assim quando secava naturalmente
E as vezes ainda ficava mais liso nos dias seguintes após a lavagem (bonitão!)
Perto do fim doa ano passado ele já ficava mais ondulado



  Pela primeira vez em anos estava sentido ele mais saudável, mais parecido com o que ele foi um dia. O mais incrível é que não me importava mais com o volume, comecei a deixar ele solto até nos dias rebeldes.

Em Outubro/17 Cortei mais curtinho de novo, e os cachos ficaram mais evidentes



Tem dias que ele está bonito

Tem dias que nem tanto
A raiz começa lisa e depois vem as ondinhas
Uma foto da semana passada, antes de cortar

  Ainda tem dias que me dá nervoso e penso em tacar uma progressiva nele? Sim, tem. As vezes fico com a sensação que estou meio desarrumada, não sei explicar, mas é uma sensação que passa rapidinho assim que toco nele e vejo o quanto ele está melhor agora, sério, não importa como é seu cabelo, o segredo é cuidar. Hoje a internet está aí pra nos ajudar, eu leio bastante, assisto vários videos com dicas e testo o que acho que pode bom pra mim. Esse tem sido o segredo pra eu gostar mais do meu cabelo, cuido dele!


 Hoje uso beeeem pouco o secador, só quando lavo o cabelo tarde ou quando quero me arrumar pra algo especial, a chapinha nem tenho mais. Na semana passada cortei o cabelo e fizeram escova, fiquei agoniada em ficar com o cabelo lisão, queria o meu volume de volta...kkkk.

Apesar de não ser um processo sempre fácil,  a transição capilar vale a pena, e se você decidiu fazê-la, não desista. Ainda tenho muito o que aprender, mas aos poucos vou pegando as manhas.

2 comentários:

  1. Seu cabelo é lindo natural, achei mega bonito e está com uma aparência bem saudável! ♥
    Com chapinha, secador ou não o importante é estar com os cabelos saudáveis e nós nos sentirmos bem como ele.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valeria, obrigada! Com certeza, principalmente a parte de estarmos bem seja como estiver.

      Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir